PRIMEIRO EDITAL NACIONAL DO SOCIAL FOUNDER PARA APOIO DE EMPREENDEDORES SOCIAIS

O Social Founder abre o seu primeiro edital de inscrições para seleção de Empreendedores Sociais para serem apoiados nos termos deste edital.

1. APRESENTAÇÃO

 

O que somos?

O Social Founder é um hub que conecta, de um lado, Empreendedores e Startups Sociais, e, do outro, aceleradoras, investidores sociais e agentes de todos os segmentos interessadas em participar do ecossistema.

 

Qual o nosso propósito?

“Apoiar Empreendedores Sociais a desenvolverem suas empresas e organizações, desde a ideia, passando por validações e modelo de negócio, criando estratégias, produtos e serviços auto-sustentáveis e com possibilidade de escala, buscando o crescimento de forma concreta e a real viabilidade do impacto positivo na sociedade.”

 

O que fazemos?

O Social Founder facilita a participação de Empreendedores Sociais  nos Programas de Aceleração oferecidos pelo mercado, através do oferecimento de patrocínios financiados por investidores sociais da nossa rede.

 

Inicialmente, estamos oferecemos apenas bolsas do programa aceleração do Founder Institute (https://fi.co/), na seguintes localidades e datas de início do programa:

Curitiba / PR: 21/02 :: ENCERRADO

Campinas: 28/02 :: ENCERRADO

São Paulo: 12/03 :: ENCERRADO

Rio de Janeiro: 26/03:: ENCERRADO

Belo Horizonte: 08/05:: ENCERRADO

Brasília: 08/05:: ENCERRADO

Outras bolsas de estudo poderão ser acrescidas ao presente programa ao longo do ano, conforme vier a ser divulgado em nosso site.

 

Nossas atividades são:

  1. Identificação de Empreendedores Sociais interessados em participar do programa de aceleração do Founder Institute e de outras Aceleradoras que posteriormente venham a se tornar parceira deste programa;

  2. Levantamento de patrocínios junto a Investidores Sociais para financiamento de bolsas de desenvolvimento pelo programa de aceleração do Founder Institute e de outras Aceleradoras que posteriormente venham a se tornar parceira deste programa;

  3. Apoio aos empreendedores selecionados através de bolsa financeira para participação do processo de aceleração oferecido pelo Founder Institute e de conexão desses Empreendedores com a nossa rede de mentores, apoiadores, Investidores Sociais e demais atores do ecossistema.

  4. Busca de parceria com aceleradoras e outros atores do ecossistema de empreendedorismo, que tenham interesse em fomentar o empreendedorismo social.

 

Quem somos?

O Social Founder surgiu de um consórcio formado inicialmente pelo Instituto Legado (http://institutolegado.org/) , Jupter (http://jupter.co) e FI Brazil (http://fi.co), com o objetivo de desenvolver Empreendedores e Startups Sociais, de modo a apoiar a criação e lançamento de empresas de impacto e seus negócios sociais.

Esse consórcio está aberto à participação de outros atores interessados em apoiar o ecossistema de empreendedorismo social.

Para mais informações sobre o Social Founder e sobre como apoiar essa iniciativa favor acessar o nosso site www.socialfounder.net.

 

Quem está apto a ser apoiado pelo Social Founder?

Empreendedores que trabalham para o desenvolvimento de Startups que possam ser classificadas como Negócios Sociais, isto é, aquelas que cumprem as seguintes características de forma cumulativa:

 

(1) têm por missão principal resolver problemas sociais ou ambientais,

 

(2) desenvolveram mecanismos de geração de receita própria, sendo ou estando no caminho de se tornarem lucrativas ou, no mínimo, autossustentáveis, e

 

(3) tem como principal métrica de sucesso o impacto social ou ambiental, e não o sucesso financeiro.

Quem está apto a ser apoiado pelo Social Founder?

Pessoas com perfil empreendedor, isto é, com capacidade de enxergar problemas como oportunidades, que tenham características de liderança e perfil para executar projetos e desenvolver Startups Sociais.

 

O Social Founder entende que Startups Sociais são aqueles que cumprem as seguintes características de forma cumulativa:

1. Missão Social/Ambiental. Seu principal objetivo é resolver problemas sociais ou ambientais. Assim têm como principal métrica de sucesso o impacto positivo, e não o sucesso financeiro;

 

2. Rentabilidade. Desenvolveram mecanismos de geração de receita própria, sendo ou estando no caminho de se tornarem lucrativas ou, no mínimo, autossustentáveis; e

 

3. Crescimento/Escalabilidade. Negócios embrionários, em fase de teste e aprendizagem, que apresentam baixo custo, são inovadoras e possuem potencial de crescimento, assim como de tornarem-se escaláveis.


 

2. TERMOS UTILIZADOS NESTE EDITAL

Aceleradoras: Espaço destinado à construção de conhecimento, assim como à formação e o desenvolvimento de cultura de Startups que oferece ao Empreendedor no mínimo (i) acesso à formação, (ii) mentoria e (iii) possibilidade de exposição de seu projeto à investidores e influenciadores no mercado.

 

Empreendedores: Pessoas (i) com capacidade de enxergar problemas como oportunidades, (ii) que tenham características de liderança e (iii) perfil para executar projetos que solucionem os problemas, a partir de um modelo de negócio lucrativo ou no mínimo auto-sustentável.

 

Investidores Sociais: pessoas físicas ou jurídicas do setor privado ou do terceiro setor que objetive investir em Startups que desenvolvam Negócios Sociais, tendo mo principal métrica de sucesso o impacto social ou ambiental da Startup, e não o seu resultado financeiro.

 

Startups Sociais: Projetos que atendem as seguintes características de forma cumulativa: (1) Missão Social/Ambiental. Seu principal objetivo é resolver problemas sociais ou ambientais. Assim têm como principal métrica de sucesso o impacto positivo, e não o sucesso financeiro; (2) Rentabilidade. Desenvolveram mecanismos de geração de receita própria, sendo ou estando no caminho de se tornarem lucrativas ou, no mínimo, autossustentáveis; e (3) Crescimento/Escalabilidade. Negócios embrionários, em fase de teste e aprendizagem, que apresentam baixo custo, são inovadoras e possuem potencial de crescimento, assim como de tornarem-se escaláveis.

 

Startup: Empreendimento repetível, com forte apelo de crescimento e desenvolvimento. Pode se tornar escalável por meio do engajamento (fidelização) e crescimento de seus usuários.

 

Teste de DNA Empreendedor: Teste que visa mediar as características psicológicas e comportamentais daquele que se submete a ele. É aplicado pelo Founder Institute.


 

3. OBJETIVO DESTE EDITAL

Selecionar Empreendedores que se dediquem ao desenvolvimento de Startups Sociais, conforme definido no item 2 acima.

 

Neste ano, somente estarão aptos a serem premiados pelo Social Founder Empreendedores selecionados, nos termos do presente Edital, aprovados no Teste de DNA Empreendedor (ver item 5 abaixo).


 

4. BENEFÍCIOS OFERECIDOS

A princípio serão oferecidas bolsas para participação do programa de aceleração do Founder Institute. Em primeiro momento estão sendo oferecidas até 20 (vinte) bolsas de aceleração para as seguintes cidades:

Curitiba / PR: 21/02

Campinas / SP: 28/02

São Paulo / SP: 12/03

Rio de Janeiro / RJ : 26/03

 

Outras cidades e mais bolsas poderão ser incluídas no presente programa, conforme vier a ser divulgado no site do Social Founder.

 

Outros benefícios como mentoria, conexão e networking poderão ser oferecidos posteriormente, conforme vier a ser divulgado no nosso site.

 

5. PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO

 

A. Formulário de Inscrição

Para se inscrever, é preciso preencher formulário que se encontra disponível abaixo, com as informações, constantes do Anexo 1.

B. Realização do cadastro no site do Founder Institute e posterior Teste de DNA Empreendedor

Uma vez preenchido o Formulário de Inscrição, é preciso que o candidato acesse o link que consta no final do referido formulário para realizar o cadastro no site do Founder Institute e posterior teste de DNA empreendedor promovido pelo mesmo.

Somente serão aceitas inscrições de Empreendedores Sociais aprovados no teste de DNA Empreendedor.

 

C. Prazo de Inscrição

O Formulário de Inscrição e o Teste de DNA Empreendedor devem ser preenchidos e enviados até 10 (dez) dias antes da data de início de cada programa do Founder Institute em cada cidade conforme informado no item 1.

IMPORTANTE: Não serão aceitas inscrições fora do prazo.

D. Divulgação do resultado do processo de seleção

O resultado será divulgado no site do Social Founder, até 2 (dois) dias antes do inicio do programa de aceleração.

Os resultados do processo de seleção não é passível de recurso.

 

6. REQUISITOS E CONTRAPARTIDA

Para serem contemplados com as bolsas do programa de Aceleração do Founder Institute os Empreendedores selecionados deverão:

(i) se comprometer a participar do processo de aceleração promovido do Founder Institute na cidade indicada na Ficha de Inscrição;

(ii)   aceitar as condições de participação do processo de Aceleração promovido pelo Founder Institute, as quais estão descritas no site da organização, em http://fi.co;

(iii) assumir o compromisso de, uma vez que a startup receba investimento(s) em valor superior à R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), tornar-se um dos patrocinadores do  Social Founder, retribuindo o benefício recebido com o oferecimento de pelo menos 2 (duas) bolsa para participação em programas de aceleração em valores similares ao benefício usufruído, conforme vier a ser indicado pelo Social Founder.

 

7. SITUAÇÕES NÃO PREVISTAS

 

As situações não previstas neste Edital serão resolvidas pela Comissão Organizadora e divulgadas no site do Social Founder.

 

8. DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS

Maiores informações sobre o Social Founder e sobre o presente processo podem ser obtidas no site do Social Founder.

Todos os questionamentos deverão ser encaminhados exclusivamente por meio eletrônico pelo canal de CONTATO do site, sob o título de “Dúvida Social Founder 2018”.

Curitiba, 07 de Fevereiro de 2018

 

Ao clicar no botão abaixo denominado FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, fica claro que leu completamente o EDITAL acima e concorda com todos os termos apresentados.

© 2019. NET4IMPACT. Todos os direitos reservados.